quinta-feira, 28 de abril de 2011

Iº Encontro do GT Público de Controle de Dengue foi excelente!

Mesa de abertura com representantes
O Iº Encontro do GT Público de Controle de Dengue foi excelente! Realizado ontem na sede do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na Avenida Venezuela,110 - Saúde, o encontro teve público um pouco abaixo do previsto, porém muito representativo. Compareceram servidores de diversos orgãos como FUNASA, Secretaria Estadual do Ambiente, CEDAE, Sindicato dos Bancários, Consórcio Saúde Gamboa (Porto Maravilha),  Gerência de Programa de Dengue (SMSDC), além do próprio INEA e do Serviço de Vig. Amb. em Saúde da AP 1.0.
Palestra sobre prevenção a Dengue
A programação incluiu palestras de: Alexandre Lacerda (SESDEC-RJ), que falou sobre a biologia dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus; a Sra Maria Helena Costa do Carmo (FUNASA-SEDUC) plestrou sobre prevenção a Dengue; o biólogo André Luís falou sobre a relação do ser humano e o ambiente, os animais sinantrópicos e sua condição como pragas; A Dra. Lúcia Bulcão (médica sanitarista) apresentou os sintomas, tratamento e transmissão da Dengue; e por fim, Demetrio Tederiche Borges (Resp. Técnico do SVAS da AP 1.0) apresentou os resultados do último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) demonstrando como andam os níveis de infestação do mosquito transmissor do vírus da Dengue na área.
Ao término das apresentações, com a palavra aberta a todos os presentes, surgiram boas propostas de trabalho conjunto entre as instituições e ficou evidente o entusiasmo em levar adiante as propostas do Grupo de Trabalho, buscando mais algumas entidades e instituições para participarem das discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário