domingo, 5 de agosto de 2012

Clipping: Dengue: Vírus tipo 4 é encontrado na região sul fluminense.

Lúcia Pires



Sul Fluminense
Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 4 da dengue em Piraí e Resende. Seis casos já foram confirmados do vírus que ainda não havia sido identificado em cidades da região Sul Fluminense.
Segundo Keyla Libânio, responsável pela Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde de Piraí, 169 casos suspeitos de dengue foram notificados este ano no município, com 13 confirmados e dois sendo identificados como sendo do tipo 4.
- Um dos moradores trabalha em Nova Iguaçu, e acreditamos que ele possa ter contraído o vírus onde já houve uma epidemia do tipo 4 este ano - contou.
Keyla afirmou que, por não ter sido encontrado ainda na região, o vírus preocupa - já que as pessoas se tornam mais suscetíveis a adquirir a doença.
- Uma vez que a pessoa adquire dengue por um tipo de vírus, ela passa a ter imunidade contra aquele tipo, mas não contra os outros. Como o tipo 4 não tinha sido identificado aqui na região, toda a população é suscetível a ele - explicou.
Ela ainda disse que 69 suspeitas foram descartadas, e 70 exames foram encaminhados para laboratórios e os resultados ainda estão sendo aguardados.
Keyla ainda lembrou que ações educativas e de vigilância estão sendo realizadas em conjunto com a Secretaria de Educação a fim de orientar a população para evitar uma possível epidemia.
- Já tínhamos essa expectativa, pois este era o único tipo que não havia sido encontrado aqui na região. Sempre ficamos alerta, e não mais só no período de verão, como anteriormente. Estamos mantendo as visitas dos agentes de saúde que orientam a população, além do trabalho conjunto com a Secretaria de Educação que ensina as crianças a se tornarem agentes mobilizadores dentro de suas casas - falou.

Arquivo
Resende
Em Resende, foram registrados 789 casos suspeitos em 2012, com 156 confirmados. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, 12 amostras de sangue foram coletadas com o objetivo de identificar qual o tipo de vírus que está em circulação na cidade, de acordo com a determinação do Ministério da Saúde.
- Coletamos 12 amostras de sangue dos casos confirmados e foram identificados oito do tipo 1, que já circulava na região, e quatro do tipo 4 - afirmou.
Lúcia explicou que o vírus do tipo 4 não é mais grave do que os outros. Segundo ela, não existem diferenças significativas entre os quatro tipos de vírus. Todos apresentam sintomas muito semelhantes: febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, desânimo e manchas vermelhas no corpo. Além disso, ela afirmou que há o risco de desenvolvimento de formas mais graves em pessoas que já contraíram dengue anteriormente, e por isso é importante a adesão da população na prevenção da doença com medidas simples e já conhecidas.
Volta Redonda entra em estado de alerta
Sem registrar ainda o tipo 4 no município, Volta Redonda está em estado de alerta depois dos recentes casos registrados por cidades vizinhas. A coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Ana Valéria Maia, confirmou que a maior preocupação com a presença do vírus na região é devido à falta de imunidade da maioria da população, porém descartou a epidemia da doença em Volta Redonda.
- Quando houve a epidemia em todo o estado, há alguns anos, foram registrados apenas a dengue dos tipos 1 e 3 no interior e centro sul. Muita gente acabou sendo imunizada por já ter tido a doença, mas a maioria não tem imunidade à do tipo 4, que foi registrada em regiões metropolitanas do estado como Niterói e Rio de Janeiro - contou.
Em 2012, já foram notificados 913 casos suspeitos, com 39 confirmados, mas nenhum caso foi isolado - quando é identificado o tipo de vírus.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,60949,Dengue:-Virus-tipo-4-e-encontrado-na-regiao.html#ixzz22iPTOC6k

Nenhum comentário:

Postar um comentário