Rio -  Antes de passar pelo complexo de favelas da Maré, o caminho da pacificação vai seguir sua rota pelo conjunto de comunidades do Caju e por uma de São Cristóvão.
Este vai ser o primeiro passo para o processo de retomada dos territórios que ficam em local estratégico: na porta de entrada do Rio, cercados pelo aeroporto Tom Jobim, Baía de Guanabara e vias expressas como Av. Brasil, linhas Vermelha e Amarela. A operação — que vai abranger Parque Alegria, Barreira do Vasco e outras 11 favelas do Caju — deve começar no fim dessa semana.
Com isso, a secretaria de Segurança Pública retoma o planejamento original de instalação de UPPs, que havia sido desviado para a região do Grande Méier no fim do ano passado, por conta de vários episódios violentos e mortes.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Policiais do BPChoque fazem ação na comunidade Parque Alegria  | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O local receberá uma sede, no Parque Alegria, e pelo menos duas bases avançadas, uma na Barreira do Vasco e outra em local a ser definido. O número de policiais que trabalharão após a inauguração das UPPs girará em torno de 400 homens. O processo de pacificação da região deve durar até o início de 2014, pelo menos.
Forte aparato para garantir a ocupação
A operação contará com efetivo do Comando de Operações Especiais (Bope, batalhões de Choque e de Ações com Cães, além dos grupamentos Aéreo Móvel e o Marítimo e Fluvial), com apoio de caveirões e helicópteros. A secretaria também terá apoio dos blindados da Marinha.
Apesar de as quadrilhas que atuam no Caju não serem de grande expressão dentro das facções Amigos dos Amigos (ADA) e Comando Vermelho (CV), a venda de drogas no Parque Alegria é o que sustenta o bando.
A comunidade é usada como rota de fuga para bandidos de outras localidades já ocupadas. Há informações que, dali, muitos partem para o Morro da Pedreira, em Costa Barros.
Segundo levantamento da secretaria, sem o cinturão de segurança que será formado por essas ocupações nos arredores da Maré, não seria possível ocupar o território do complexo, já que muitos criminosos continuariam tentando atuar no entorno. Depois do Caju e a Maré, a última etapa de pacificação será Ramos, onde ficará a sede do Comando de Operações Especiais.

Extraído do site: http://odia.ig.com.br/portal/rio/caju-deve-ganhar-upp-essa-semana-1.549846