segunda-feira, 3 de junho de 2013

Clipping G1: Campos, RJ, confirma cinco casos de pessoas com vírus H1N1

Cinco casos de H1N1 foram confirmados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Todos os contaminados são casos 'ambulatoriais', ou seja, pessoas que não estão internadas. A confirmação dos casos é do superintendente de Saúde Coletiva de Campos, Charbell Kury. Entre os cinco pacientes, dois são gestantes. Na cidade ainda não existe nenhum caso de internação. Todos os cinco pacientes contaminados iniciaram o tratamento logo no início da doença.
Para o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, algumas medidas simples podem evitar o contágio da doença.
Lavar as mãos várias vezes é importante para evitar o H1N1 (Foto: Reprodução EPTV)
Lavar as mãos várias vezes é importante para evitar
o H1N1 (Foto: Reprodução EPTV)
“É muito importante ter cuidados básicos de higiene como lavar sempre as mãos, não compartilhar copos e talheres em locais públicos e colocar a mão na boca na hora de tossir e espirrar”, informou Charbell.
Segundo o médico Dr. Luiz José de Souza, diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos, o mais importante é que as pessoas procurem um médico assim que os sintomas surgirem.
“Quem tiver sintomas de gripe precisa procurar logo o médico. É preciso fazer o exame em até três dias de suspeita e se confirmar é preciso começar o tratamento imediatamente. No caso da H1N1, a infecção secundária é mais grave, porque a pessoa pode desenvolver a pneumonia. Quando se trata a doença logo no início, risco é bem menor. O correto é que o tratamento comece em até cinco dias após o surgimento dos sintomas”, comentou o médico.
Os principais sintomas de H1N1 são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário