quarta-feira, 12 de março de 2014

Clipping: Paes decreta feriados e suspende obras durante a Copa

Maracanã será o palco da final da Copa do Mundo - Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo
Maracanã será o palco da final da Copa do Mundo - Cezar Loureiro / Agência O Globo
RIO — O prefeito Eduardo Paes decretou feriado — dois parciais e um em tempo integral — nos três dias úteis em que haverá partidas de futebol na Copa do Mundo no Rio. A medida consta de um dos três decretos publicados pelo prefeito na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município. Os decretos, na prática, formam uma espécie de “Pacote Fifa”, que fixa regras para o funcionamento da cidade, para a realização de eventos e a exibição de publicidade nas ruas do Rio nos períodos anteriores, durante o evento e após a Copa. Nos dias 18 e 25 de junho, o feriado será a partir do meio-dia, enquanto que em 4 de julho ele ocorrerá em tempo integral.
Os feriados não serão válidos para serviços essenciais como hospitais e o transporte público. Também estão autorizados a funcionar regularmente: comércio de rua, bares, restaurantes, shopping, teatros, cinemas e pontos turísticos. Mas entre as áreas de lazer há exceções: a Quinta da Boa Vista e o Jardim Zoológico ficarão fechados ao público em todos os dias de jogos no Maracanã: 15, 18, 22, 25 e 28 de junho; e 4 e 13 de julho.
A Rio Eventos negou que o fechamento da Quinta da Boa Vista nos dias de jogos tenha o objetivo de evitar incidentes que ocorreram na Copa das Confederações em 2013. Na ocasião, manifestantes que tentavam chegar ao Maracanã chegaram a invadir o parque se misturando ao público, quando fugiam da PM que reprimiu o protesto com bombas de feito moral. O órgão explicou que a Quinta da Boa Vista será usada como área de estacionamento de convidados especiais dos jogos, a chamada “Família Fifa”.
Autorização para eventos revogada
Em outro decreto, Eduardo Paes revogou todas autorizações concedidas para a realização de eventos públicos entre os dias 22 de maio e 18 de julho. Quem desejar promover qualquer atividade deverá fazer um novo pedido à secretaria municipal de Ordem Pública. A Secretaria de Turismo terá poder de vetar o evento. Além disso, também entre os dias 22 de maio e 18 de julho, todas as obras públicas serão interrompidas.
Ao justificar a decisão em relação aos eventos e as obras, o prefeito afirmou que levava em conta que o trânsito do Rio está saturado em função de sua frota de 2,5 milhões de veículos. E por isso. "não comporta o fechamento de vias ou obstruções temporárias para receber os milhares de torcedores que companharão os jogos”.
Um terceiro decreto trata da exibição de publicidade em locais oficiais de competição com o objetivo de evitar o chamado “marketing de emboscada” — exibição indevida de anunciantes que não são os patrocinadores oficiais. O decreto cria num raio de mil metros no entorno do estádio uma área onde atividades comerciais só podem ser autorizadas pela Fifa ou representantes da entidades. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos poderão funcionar normalmente nessa área. Eles podem até exibir publicidade de concorrentes de patrocinadores em cartazes ou mesas, por exemplo. Mas desde que esse tipo de material já fosse empregado tradicionalmente pelo estabelecimento antes do evento e sem que tenha havido um aumento da área de exibição. A regra também vale de 22 de maio a 18 de julho e será fiscalizada pela Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop).
Extraído do site: http://oglobo.globo.com/rio/paes-decreta-feriados-suspende-obras-durante-copa-11858691

Nenhum comentário:

Postar um comentário