terça-feira, 8 de novembro de 2011

Caminhada contra a dengue na Providência.

O calor e a incidência maior das chuvas de final do ano são o clima ideal para o desenvolvimento do mosquito da dengue e o consequente aumento do número de casos da doença. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a CDURP, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Concessionária Porto Novo, Consórcio Rio Faz, 1ª Região Administrativa Portuária, UPP Social e Comlurb promoveram na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro de 2011, a primeira caminhada contra a dengue na região portuária, na Providência. A ação contou com apoio dos moradores do morro.





O objetivo da caminhada foi conscientizar a população sobre os riscos da doença e a eliminar focos do mosquito transmissor. A moradora Maria Ferreira, 59 anos, conhece muito bem a dengue, ano passado ela e seu filho contraíram o vírus.
- Foi uma semana de muita dor, febre e náuseas. Foi horrível e espero não passar por isso outra vez, daí a importância de fazermos nossa parte – ressalta Maria.
A caminhada da Providência percorreu toda a comunidade, partiu da Praça Américo Brum até a Vila Portuária. A população foi convidada a participar da mobilização e a criançada marcou presença. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil com o apoio dos cidadãos identificaram criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença. Diversas telas de proteção para caixas d´água foram distribuídas e devidamente colocadas nos casos onde os agentes tiveram acesso. A comerciante Vera Lúcia Ferreira aproveitou para tampar sua caixa d´água.
- A tampa da caixa quebrou faz uns meses. Foi uma excelente oportunidade para resolver o problema. Aqui na minha venda, sempre fico atenta aos vasilhames com água parada. É importante deixar todas as garrafas de cabeça para baixo – dá a dica.
Um estande também foi instalado na praça para que crianças e adultos tirassem suas dúvidas e conhecerem um pouco mais das causas, sintomas e tratamento da dengue. As caminhadas serão realizadas sempre na primeira sexta-feira do mês, cada uma em um ponto estratégico diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário