quarta-feira, 27 de junho de 2012

PREFEITURA REALIZA SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) promove neste sábado, 30 de junho, a segunda etapa da campanha “Rio Sem Raiva 2012”. A iniciativa tem como objetivo manter a controle da raiva animal e acontece em cinco etapas, para atender a todos os bairros da cidade. 

A segunda fase será nos bairros de Senador Camará, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Sulacap, Deodoro, Magalhães Bastos, Campo Grande, Inhoaíba, Vasconcelos, Cosmos e Santíssimo. A meta da SMSDC é vacinar cerca de  160 mil cães e gatos em mais de 200 pontos de vacinação da região.

Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, e os gatos, devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. 

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. 

Para obter o endereço dos locais de vacinação, que vão funcionar das 8h às 17h, e tirarem dúvidas, os donos de animais devem ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746. 

As etapas seguintes acontecerão nos dias, 21 de julho, 25 de agosto e 22 de setembro.

Clique aqui para ver os locais de vacinação. 

2 comentários:

  1. Acho muito importante aproveitar esta campanha para orientar os responsáveis pelos animais também vacinarem seus amiguinhos contra as outras doenças como a cinomose por exemplo. Acabei de perder minha cachorrinha por falta de informação ou mesmo orientação da veterinária que cuidava dela. De nada adianta embelezar seu cão se ele não estiver imunizado contra estas terríveis doenças.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Rosa. Ter um animal de estimação exige muita responsabilidade e em geral não temos informações importantes sobre as doenças que afetem os bichos. Só recebem destaque, doenças que os animais transmitam aos seres humanos. Como a raiva e a Leishmaniose. E ainda assim, em campanhas de vacinação não é dada a devida importância as orientações e cuidados para a prevenção de doenças.

    ResponderExcluir