sexta-feira, 13 de julho de 2012

1746 - AP 1.0




A central de atendimento telefônico  – 1746, concentra diversos serviços em um único número e funciona 24 horas por dia. A solicitação também pode ser feita através do site www.1746.rio.rj.gov.br. Ao final, o cidadão recebe um número de protocolo onde pode acompanhar e receber informações sobre a sua solicitação, bem como saber em quanto tempo obterá uma resposta. São oferecidos diversos tipos de serviços, entre eles: Defesa Civil, Limpeza Urbana, Transporte Urbano, Saúde e Vigilância Sanitária, etc.
No caso do controle de Dengue, antes da criação da central 1746, as demandas eram direcionados pela ouvidoria e repassadas diretamente aos agentes de campo pela população. Com a implantação do 1746, criou-se a função dos despachadores que atuam diretamente nas Coordenações de Saúde, em cada área de planejamento da cidade, recebendo a demanda emitida pela central através de um sistema próprio, e repassando-a para os agentes de acordo com o território onde atuam.
No final de 2011, em virtude de um grande número de denúncias de possíveis focos de dengue, foi necessário a reestruturação das equipes de despachadores. Na AP 1.0, 03 novas despachadoras começaram a fazer a triagem dos chamados. Os agentes são comunicados sobre o prazo e tão logo obtenha uma resposta, entra em contato com a despachadora.
No início de 2012, ainda restavam muitos chamados pendentes e com o verão, tivemos um grande aumento dos chamados que chegaram a atingir 233 solicitações no mês de abril. A epidemia de dengue também contribuiu para o aumento da demanda. Ao longo do período, a equipe enfrentou obstáculos como a falta da internet, telefones institucionais, veículos, etc. Ainda assim, algumas equipes conseguiram se destacar, entre elas: Benfica, Centro, Santo Cristo, Rio Comprido, a equipe do Risco Biológico, etc.
Mesmo com obstáculos, estamos cumprindo a meta de atendimento de 70% dos chamados dentro do prazo estipulado de 5 dias úteis para os casos de possível foco de dengue, de 7 dias úteis para fatores de risco biológico (vetores que causam incômodo) e de 24 horas para fatores de risco biológico (vetores agressores).

Texto: Fernanda Moura Magalhães e Maria Andréa Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário