quinta-feira, 12 de julho de 2012

MEU PORTO MARAVILHA: VIAGEM ATRAVÉS DO TEMPO


Exposição interativa mostra obras em andamento e perspectivas de como ficará a Região Portuária
A nova sala de exposições Meu Porto Maravilha foi inaugurada neste domingo, dia 1º de julho, pelo prefeito Eduardo Paes. A visitação abre a possibilidade de uma viagem através da história da Região Portuária, passando pelas transformações do presente e projeções do futuro. O espaço tem capacidade para receber 60 pessoas por hora. Espera-se que em um ano 180 mil pessoas visitem a sala. Para os organizadores do espaço, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a Concessionária Porto Novo, a estatística não será difícil de se alcançar depois da reação positiva do público na inauguração - bem acima do limite de 60 pessoas por hora.
Nesse mesmo dia, o Rio de Janeiro recebeu o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana."Cariocas têm razão de sobra para comemorar. Com esse título, o mundo declarou o que nós já sabíamos. Estou muito feliz em inaugurar essa exposição justamente hoje. Esse é um espaço para que as pessoas conheçam o Porto Maravilha e entendam mais a revitalização dos 5 mil m². O centro da nossa cidade tem muita história, mas estava muito deteriorado. Esse projeto vai mudar isso, preservando a história cultural do Rio", explica Eduardo Paes.
A exposição interativa explora o conteúdo usando alta tecnologia de forma inovadora e intuitiva. Na maior tela de multitoques do Brasil, com 22 metros, o visitante acessa o conjunto de transformações da região por meio de mapas, infográficos, fotos e vídeos das obras e perspectivas futuras."Fiquei impressionada com a quantidade de informações reunidas, tem muitas coisas sobre o Porto Maravilha que eu não sabia. Ler nessas telas interativas é bem divertido. Quero vir de novo para ver tudo com mais calma", contou a estudante de letras Lana Nogueira.
Nos 283 m² também é possível conhecer as atribuições da Concessionária Porto Novo em cada fase das transformações da Região Portuária. As ações são apresentadas por temas como sistema viário - com explicações sobre Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e construção das novas vias - e meio ambiente. O software da grande tela contém uma camada de partículas gráficas dinâmicas que acompanha os movimentos do visitante e forma palavras ligadas ao desenvolvimento como"cidadania","cultura" e"mobilidade"."Essa tela ficou parecendo um céu estrelado. Quero trazer meu neto, sei que ele vai adorar. Eu mesmo estou parecendo criança brincando aqui", comentou o comerciante Jorge Gonçalves.
Até oito pessoas podem interagir ao mesmo tempo na mesa que conta a história do Rio de Janeiro a partir da Região Portuária. A segunda mesa interativa tem o formato do mapa da Área de Especial Interesse Urbanístico (Aeiu) da Região do Porto do Rio de Janeiro, definida pela Lei que criou a operação urbana Porto Maravilha, e localiza as principais intervenções da operação, com foco nas mudanças no sistema viário. O projeto arquitetônico incorpora demandas de acessibilidade com rampas de acesso, piso antiderrapante e banheiros acessíveis. Outra opção para os visitantes é a cafeteria que será aberta em breve. O acervo será constantemente atualizado para que as pessoas acompanhem o andamento das obras.
O espaço Meu Porto Maravilha fica na Avenida Barão de Tefé s/n, esquina com Avenida Venezuela, na Saúde. O horário de funcionamento é de 10h às 20h, de terça-feira a domingo. A entrada é franca.
Texto : Yara Lopes \ Fotos: Elizabeth Santos e Mariana Aimée
Última atualização: 03/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário